A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sábado, 5 de maio de 2012

A caminho do Tudo XIII


A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA

Galileu Galilei : o showman da Ciência



Dizem os textos que Galileu quando criança sonhava em ser padre; seu pai, um músico talentoso, pensando na bufunfa, grana, dinheiro, gostaria que seu filho fosse um médico. Por esse motivo Galileu foi estudar na universidade de Pisa, sua cidade natal mais não durou muito porque adquiriu uma reputação de encrenqueiro com seus professores e colegas estudantes. Na universidade estudou textos de antigos filósofos naturais como também latim, grego e hebraico. Naquele tempo a matemática era ensinada mas como um apoio para o entendimento de outras disciplinas. Algumas idéias clássicas soavam ridículas para Galileu, como a de Aristóteles de que os objetos pesados caem mais depressa que os mais leves. Pensava Galileu, em uma tempestade de granito e raciocinava; se Aristóteles estivesse certo, as pedras mais leves deveriam sempre começar a cair antes das mais pesadas, ou então de uma altura maior, para que fossem vistas chegando ao chão no mesmo tempo, brilhante não? Se conta também que em uma visita a uma catedral observando as oscilações de uma lâmpada de óleo marcou o interesse de Galileu em pêndulos, e suas idéias iriam permitir aos relojoeiros construir relógios mais precisos; Que idéias eram essas? Podem pesquisar e vejam como é bom descobrir. Uma dica, tem a ver com o período do pêndulo e seu comprimento. Galileu deixou a universidade depois de quatro anos levando consigo um grande interesse pela física mas nenhum diploma.

Enquanto tentava ser professos em uma das universidades italianas, passou vários anos em Florença e Siena, dando aulas particulares de matemática aos estudantes. Logo conseguiu o que queria em Pisa, uma cadeira na universidade, mas sua natureza ainda mas arredia lhe rondava. Logo passou a atacar em público as idéias de seus professores mais velhos e como toda ação tem uma reação seu contrato de três anos não foi renovado. Aquele período, intelectualmente foi produtivo, ele se interessou por astronomia, escreveu comentários sobre Ptolomeu e Copérnico, construiu um termômetro simples cuja substância termométrica era o vinho e começou a fazer estudos detalhados de mecânica. Suas idéia mais originais estavam relacionadas ao movimento dos corpos em queda. Já tinha rejeitado a teoria de Aristóteles e para ele o meio de saber a verdade era testar experimentalmente; eis um bom físico.

De acordo com um relato escrito por um de seus discípulo após doze anos de sua morte, ele conduziu o experimento decisivo do topo da famosa Torre inclinada de Pisa. De acordo com a história, Galileu escolheu objetos com aproximadamente a mesma forma para minimizar os efeitos da resistência do ar. Você pode imaginar Galileu lançando bolas de chumbo, cobre e madeira, duas de cada vez de 54m de altura para professores e estudantes céticos rumo ao chão. A multidão ouve um único barulho quando os pesos em queda chegam quase ao mesmo tempo e Galileu gritando que se na ausência do ar, a chegada seria simultânea. Me veio na lembrança um filme onde após pesquisar na Internet descobri que o astronauta David R. Scott em 1971 deixou cair na lua um martelo e uma pena para comprovar a idéia de Galileu durante a missão da Apolo 15.


Olha, não sei não, mais alguns textos não se referem a torre de Pisa. Os escritos de Galileu só dizem que ele usou uma torre alta para verificar sua teoria. Pode ser que essa história tenha sido inventada por seus discípulos. Dizem os céticos que se a experiência de Pisa tivesse acontecido os textos teriam mais detalhes e não um relato tardio de segunda mão. O historiador Bernard Cohen sustenta que a história é “indubitavelmente falsa” se realmente tivesse ocorrido seria um acontecimento para mídia, o primeiro grande golpe publicitário científico. O biógrafo Stillman Drake diz que poderia ter acontecido, porém a falta de documentos deixa dúvidas e impede de se ter uma conclusão.
Há pelo menos duas boas razões para não cair na historia da torre de Pisa:

A primeira é que diversos cientistas realizaram experimentos de corpos em queda bem antes de Galileu; conta-se de um erudito bizantino chamado João, o gramático que pode ter feito isso no Séc. VII.

A segunda razão é que Galileu encontrou um meio ainda melhor para testar as leis que regem os corpos em queda. Uma bola solta de uma torre leva poucos segundos para chegar ao chão e isso é um problema para um observador, no que se refere a fazer medidas; em vez disso, ele usou um plano inclinado para deixar tudo mais lento.

Os princípios ainda são os mesmos, porém os tempos são maiores, e portanto mais fáceis de medir. Os registros de Galileu relatam este experimento. O que de fato descobriu foi uma lei matemática precisa governado esse movimento:

A distância percorrida por um corpo que cai (ou rola) é proporcional ao quadrado do tempo decorrido.


Ele tinha descoberto que um corpo em queda passa por uma aceleração uniforme, a famosa aceleração gravitacional . O conceito estranho para Aristóteles agora estava estabelecido e se alguém duvidasse poderia repetir o experimento sozinho.


Em 1592, Galileu conquistou a tão sonhada “cátedra” de matemática na universidade de Pádua; ele permaneceu por lá por 18 anos, o período mais feliz e produtivo de sua vida. Ele continuou o seu estudo do pêndulo e escreveu tratados sobre fortificações e engenharia militar, estava se tornando um Copernicano devoto e o céu passou a ser mais iluminado para ele com um novo instrumento.... a luneta, mais essa é uma outra história.


Espero que tenham gostado do relato da pesquisa; aguardo comentários, um abraço e vamos continuar a estudar e conhecer Galileu Galilei o showman da ciência.

TIRINHA DO DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário