A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sábado, 14 de julho de 2012

A caminho do Tudo XXII

A PROCURA DO SANTO GRAAL

Hans Christian Oersted: a corrente e a Bússola


Hans nasceu na ilha dinamarquesa de Langeland. Em pouco tempo aprendeu tudo o que tinha de aprender em sua cidade. Seu pai embora pobre, reconheceu o apetite voraz do rapaz por leitura e conhecimento e conseguiu matriculá-lo na universidade de Copenhague. No começo, Oersted estudou farmácia, até que a fascinação pela física assumiu o comando; ele foi mais tarde nomeado professor titular.

Oersted ouviu falar das recentes descobertas envolvendo a corrente elétrica, inclusive o trabalho pioneiro de Galvani e Volta e logo começou a investigar as propriedades elétricas de ácidos e metais. Em 1820, Oested estava preparando uma preleção com demonstração de efeito, se é que havia, de uma corrente elétrica sobre a agulha de uma bússola. Ele só tivera tempo de investigar uns poucos entre os muitos arranjos possíveis do dispositivo, logo não estava muito seguro dos resultados ao entrar na sala cheia de estudantes. Quando o fio que conduzia corrente foi colocado ao lado e a mesma altura da bússola, não houve efeito nenhum. Mas quando era colocada acima ou abaixo, a agulha da bússola se mexia de repente. O mais intrigante era que a agulha não se alinhava em paralela com o fio, mas em ângulo reto.


Um resultado que ninguém da época poderia ter previsto. Aquela poderia ser, segundo os historiadores a maior descoberta científica jamais feita em uma demonstração, em uma preleção e que poderia ter conseqüências que iam muito além de qualquer coisa que Oersted pudesse ter imaginado. A conexão entre eletricidade e magnetismo, havia tanto suspeitada, estava agora demonstrada, e uma revolução tecnológica logo se seguiria.


Oersted publicou seus resultados em um estudo de quatro páginas em um dos últimos artigos científicos escritos em latim. Experimentos similares logo foram realizados, com o mesmo resultado, em laboratórios de todo o continente. As notícias da descoberta de Oested chegaram em Paris em questão de semanas.


André Marie Ampère, matemático e cientista francês, estava entre o público quando a descoberta de Oested foi anunciada perante a Academia de Ciências. Ampère sentiu-se inspirado para começar as suas próprias pesquisas, os primeiros estudos detalhados de eletrodinâmica. Em pouco tempo, descobriu que os fios condutores de corrente se atraíam ou repeliam mutuamente conforme a direção da corrente. A intensidade da força, mais uma vez, obedecia a uma lei quadrática inversa, exatamente como acontecia com a gravidade e a eletrostática. Uma semana apenas depois de ouvir as noticias da descoberta de Oested, Ampère já estava pronto para apresentar o seu próprio artigo à academia. O físico francês François Arago ficou de boca caída com a rapidez do trabalho de Ampère:

“O vasto campo da ciência física talvez nunca tenha apresentado uma descoberta tão brilhante, concebida, verificada e completada com tal rapidez”.

De volta a Copenhague, Oested foi aclamado como maior cientista dinamarquês desde Tycho Brahe. Apesar de lembrado por sua descoberta, Oested é também um ícone no mundo do ensino: hoje, a mais alta honraria concedida a professores de física nos Estados Unidos é a medalha Hans Chritian Oested, sonho meu, sonho meu...

Mais para o fim da sua vida, ele escreveu uma série de ensaios sobre a harmonia que via entre a beleza e a ciência; ambas, aos seus olhos, eram obras de Deus.

“Espírito e natureza são uma coisa só, observada sob dois aspectos diferentes”, escreveu ele.

Como os gregos antigos, como Kepler e Newton, ele procurou a unidade na natureza. Sua descoberta, encontrar o elo entre a eletricidade e o magnetismo, foi mais um passo gigantesco rumo à Teoria do Tudo.

O avanço seguinte viria de um inglês que foi criado na pobreza porém seguiu em frente até se tornar um dos maiores cientistas britânicos, estou falando de Michael Faraday, nosso papo da próxima sexta... lógico é uma outra história.

TIRINHA DO DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário