A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

::: PROFISSÃO? PROFESSOR! :::



TheAppleBites.com



Como sempre digo, hoje é um Dia do Professor. Ontem, amanhã, e todos os outros dias deste ano são Dias dos Alunos. Até o próximo ano em que teremos um outro dia nosso, de professor. E é isso mesmo! Ser professor é estar disponível para os outros na maior parte do tempo, pronto para o que der e vier!

Aproveito este dia único no ano para uma reflexão. O tempo passou muito rápido, até porque quando há prazer o tempo voa. Descobri como é bom poder compartilhar o conhecimento e, muitas vezes, tentando ensinar, aprender!

É verdade que o mundo mudou muito nestes 25 anos. As novas tecnologias eclodiram e estão aí para quem por elas se interessar. Vivemos uma incrível revolução da informação e estou convicto de que todas estas novidades não podem ficar de fora da escola. Hoje meus alunos têm meu e-mail e compartilhamos nossas contas nas redes sociais. E o mais legal: aqui sou professor de quem se aproximar, não somente dos meus alunos reais, aqueles que frequentam as minhas aulas presenciais.

A magia de uma boa aula continua sendo via contato humano professor-aluno. Nós educadores temos que evoluir para acompanhar as novas tecnologias. Atualização constante, tanto no conteúdo quanto no uso de equipamentos e recursos disponíveis, é fundamental. Mas o velho e bom professor que improvisa, que sente o interesse da sala e sabe mudar os rumos de uma aula sem medo, é quem conta sempre! E este não é movido à energia elétrica mas sim por emoções!

Hoje, Dia do Professor, como tal, quero conpratilhar com você que também ganha a vida ensinando este sentimento de que somos humanos e trabalhamos com pessoas! Nunca existirá um equipamento algum capaz de nos substituir. Mas tudo o que ajudar no processo ensino-aprendizagem deve ser bem visto, bem analisado, e incorporado ao processo, sem medo. Até porque o maior exemplo que podemos deixar para os nossos alunos é o de que todos nós (incluindo professores) somos capazes de aprender! No fundo, somos todos alunos, aprendendo sempre. Nascemos com enorme interesse pelo conhecimento e esta chama não pode ir se apagando ao longo da vida. Pelo contrário, deve ser alimentada continuamente. Não é mesmo?

E, se não for assim, se tivermos medo de aprender coisas novas, como vamos continuar estimulando os nossos alunos a aprenderem o que tentamos ensinar a cada aula? Seria um paradoxo, não?

Nossa profissão é ensinar. Mas também aprendemos. Todo mundo ensina, nem sempre como profissão, mas ensina. Aprendemos todos. Melhor seria dizer que compartilhamos conhecimento o tempo todo.


PARABÉNS PROFESSOR(A) PELO SEU/NOSSO DIA!

Fonte: prof. Dulcidio Braz Júnior 

Nenhum comentário:

Postar um comentário